quarta-feira, 18 de agosto de 2021

QUEM SOMOS

O Observatório Paraibano de Jornalismo (OPJor) é iniciativa do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (PPJ) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O objetivo central do OPJor é contribuir com a melhoria do jornalismo paraibano. Por informação confiável, verificada, acessível e de qualidade. Por desempenho ético dos jornalistas profissionais, das organizações jornalísticas públicas e privadas e da mídia independente. 

O OPJor atua em quatro vertentes: crítica de mídia, combate à desinformação, monitoramento de acessibilidade e gestão da qualidade da informação jornalística. Formado por uma rede de observadores, com representação nas diversas localidades, da capital ao interior do Estado da Paraíba, o Observatório reúne jornalistas profissionais, professores, pesquisadores, estudantes de pós-graduação e graduação que se dedicam voluntariamente à análise crítica de material jornalístico divulgado na Internet (blogs, portais institucionais, comerciais, redes sociais digitais etc.), mídia impressa (jornais e revistas) e eletrônica (rádio e tevê). 

O Observatório agrega, além dos profissionais da comunicação, nomes expressivos de outros setores da sociedade civil não diretamente ligados à atividade jornalística, mas cumpridores de fazeres e detentores de responsabilidades essenciais ao funcionamento do sistema democrático, de interesse público e vigilantes de fatos socialmente significativos expostos pela cobertura jornalística.

O OPJor surge como novo espaço de diálogo e difusão de crítica e de conhecimento. Os seus integrantes atuam no fortalecimento da credibilidade jornalística e no aprimoramento do papel do jornalismo, com foco no respeito à promoção e proteção dos direitos humanos, civis, políticos e culturais.

No âmbito do Observatório, a crítica de mídia conjuga preocupações com a desinformação, acessibilidade e qualidade da informação. Ainda mais neste momento em que pessoas e instituições comprometidas com o Estado Democrático de Direito no Brasil e no mundo são agredidas por notícias falsas e desvirtuamentos de fatos e dados que ameaçam direitos fundamentais, vidas humanas e a própria democracia.

O OPJor também reserva espaço à autocrítica, através de sua Ouvidoria, à qual poderão se dirigir seguidores e leitores com sugestões, críticas, reclamações, solicitações ou elogios ao serviço que o Observatório propõe realizar como bem coletivo e acessível em favor do melhor jornalismo da Paraíba.


Um comentário:

  1. Um prazer fazer parte do OPJor, uma iniciativa para contribuir com a qualidade do jornalismo.

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário. Ele será publicado depois de submetido à moderação, regra adotada para evitar ofensas e spams.