sexta-feira, 27 de maio de 2022

OBSERVATÓRIO DEBATE

Oficialismo não impede jornalismo, garantem dirigentes

Descrição para cegos: tela de abertura do programa no YouTube, apresentando, no centro, uma série de elementos que, juntos, remetem ao jornalismo (notebook, folha de papel escrita, lente, livros, lápis, etc.). Acima aparece o tema do programa (Jornalismo Público na Paraíba) e à direita, sob a marca do Observatório, as fotos de Naná Garcez, Marcos Wéric, Mafalda Moura e Rubens Nóbrega, dispostas em duas linhas.


Burocracia nas licitações para compra de novos equipamentos, por exemplo, e demora nas decisões emperram avanços, mas não a prática jornalística no Jornalismo Público da Paraíba, tema do programa Observatório Debate realizado quarta-feira (25) com participação de dirigentes de veículos oficiais de comunicação no Estado.

Iniciativa do Observatório Paraibano de Jornalismo (OPJor), o Observatório Debate foi transmitido ao vivo pelo YouTube do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (PPJ) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Participaram as jornalistas Mafalda Moura (TV Câmara de João Pessoa) e Naná Garcez (Empresa Paraibana de Comunicação – EPC) e o jornalista Marcos Weric (TV Assembleia).

O consenso sobre entraves às melhorias nos órgãos que representam repetiu-se, entre os convidados, na visão compartilhada pelos três de que os mesmos problemas apontados por eles não prejudicam o desempenho jornalístico das emissoras de TV dos legislativos nem da Rádio Tabajara ou do jornal A União, estes vinculados à EPC.

A TV Câmara cumpre papel relevante na divulgação jornalística da produção cultural em João Pessoa e também dá voz às comunidades locais na exposição e discussão sobre problemas da população mais vulnerável, garantiu Mafalda. Por sua vez, Weric lembrou que dificuldades mencionadas não atrapalham o jornalismo que a TV Assembleia acentua e expande em seus canais abertos para o interior do Estado.

Ele ressaltou ainda a contribuição que a emissora deu à educação pública com a transmissão de aulas para a rede estadual durante a pandemia, suprindo deficiências do ensino online inacessível a um grande número de alunos das escolas do Estado. Mafalda também citou que a TV Câmara de João Pessoa, igualmente, apoia a rede escolar municipal dedicando uma de suas sintonias às funções de tevê educativa.

Os dois concordaram com Naná Garcez quanto à capacidade dos chamados órgãos oficiais de imprensa fazerem jornalismo de qualidade sem interferência nem pressão de cúpula nos poderes aos quais se subordinam. “O próprio governador (João Azevedo) é um leitor crítico d’A União”, disse a jornalista, presidenta e fundadora da EPC, criada no atual governo.

Na sua exposição, Naná foi enfática ao assegurar que tanto na Tabajara quanto em A União os conteúdos divulgados respeitam o princípio da impessoalidade que a Constituição impõe a toda a administração pública. Jornal e emissora estatais não atuam na promoção pessoal ou política dos dirigentes estaduais, mas na divulgação das ações e programas de governo, distinguiu a jornalista.

O Observatório Debate dessa quarta-feira foi mediado por Rubens Nóbrega, representando o OPJor em substituição a Zulmira Nóbrega, âncora do programa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos seu comentário. Ele será publicado depois de submetido à moderação, regra adotada para evitar ofensas e spams.