sexta-feira, 25 de agosto de 2023

Observatório Debate

Tatiana Ramos: jornalista tem que saber trabalhar sob pressão

Descrição para cegos: foto de Tatiana Ramos durante a gravação do programa, falando ao microfone.

“Todo jornalista precisa necessariamente aprender a trabalhar sob pressão”, disse, na última terça-feira (22), a jornalista Tatiana Ramos, Gerente de Conteúdo da Rede Paraíba de Comunicação, em depoimento ao programa Observatório Debate, acessível no canal do YouTube do Observatório Paraibano de Jornalismo (OPJor).

Tatiana entende que a pressão é motivadora, tanto que é um dos requisitos de atributo incluído no processo de recrutamento e seleção adotado pelas empresas onde atua. Ela responde pelo jornalismo das TVs Cabo Branco e Paraíba, rádios CBN de João Pessoa e de Campina Grande, portais G1-PB e Jornal da Paraíba.

A jornalista Fabiana Siqueira, professora de Telejornalismo da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), também participou do programa. Ela já trabalhou em Pernambuco como editora de telejornais da Globo, que na Paraíba tem como afiliadas as duas emissoras de televisão concedidas ao grupo representado por Tatiana Ramos.

Sobre conviver com pressão no trabalho jornalístico, Fabiana entende que atualmente um dos maiores desafios do exercício profissional é lidar com uma crescente inserção do público nos conteúdos produzidos pelo jornalista, especialmente nos telejornais, e os diferentes usos que as pessoas podem fazer das matérias veiculadas pela televisão.

“As pessoas participam, queira você ou não”, ressalta, lembrando que telespectadores podem comentar nas redes sociais o que veem na tevê, podem compartilhar ou podem distorcer e manipular algum vídeo de alguma forma, gerando daí um ciclo de desinformação e distorção a partir do que foi divulgado com ética e responsabilidade.

O Observatório Debate com Tatiana Ramos e Fabiana Siqueira foi apresentado pelo jornalista Rubens Nóbrega, observador credenciado do OPJor. Para assistir ao programa na íntegra, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos seu comentário. Ele será publicado depois de submetido à moderação, regra adotada para evitar ofensas e spams.