terça-feira, 14 de dezembro de 2021

INDUÇÃO DE PAUTA

Quando não cabe dar uma de João sem Braço

Descrição para cegos: reprodução do quadro ‘Mona Lisa’, pintado pelo italiano Leonardo da Vinci, que retrata uma mulher de sorriso tímido e braços suavemente cruzados sobre a cintura.

por Rubens Nóbrega (observador credenciado)

Jornalista que é jornalista não pode imitar o mendigo da idade das trevas (não a contemporânea) que escondia um dos braços sob a camisa para se passar por mutilado e assim receber alguma benesse dos poderosos ou ricos piedosos.

Jornalista que é jornalista não pode fazer a egípcia ou a Mona Lisa, ou seja, fingir que não vê, não sabe ou, se sabe, não dar a devida importância quando o assunto é do interesse público, de quem precisa de informação verdadeira, acreditável.

Na contramão das enrolações ou omissões caminham as sugestões a seguir, oferecidas com o único propósito de lembrar ou provocar apuração, revisitação ou aprofundamento de fatos que podem causar ou já causaram impacto na Paraíba.

Tenho fontes e subsídios. Repasso tranquilo, na boa e no privado a(o) colega que se disponha a fazer o que pode e deve ser feito.

1. Nem só de Semob vive a informação sobre trânsito

O trânsito de automóveis em João Pessoa vem sofrendo sucessivas alterações de fluxo e sinalização em vias de tráfego mais intenso. As mudanças são decididas e implementadas pela Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob), órgão municipal competente para tanto.

Tais decisões são tomadas, por suposto, com base na engenharia de trânsito, mas sem ouvir a população diretamente afetada pelas modificações, noticiadas pela imprensa local quase sempre ou exclusivamente com base em informações de dirigentes ou assessorias da Semob e da Prefeitura.

Que tal, então, mudar esse roteiro? Como? Fácil... Verificando in loco se realmente melhorou a fluição do trânsito na área; ouvindo moradores e comerciantes do bairro; pedindo avaliação de técnicos autônomos; fazendo, enfim, reportagem que diga se as ideias da Semob ‘correspondem (ou não) aos fatos’.  

2. Magistério de boca amordaçada e mãos amarradas

Professores de escolas particulares da Paraíba estariam evitando manifestações políticas em rede social por temerem demissão, suposta reação do patronato contra quem diverge dos valores, pensamentos e sentimentos pretensamente bolsonaristas de muitos donos de colégio.

Apenas concursados da rede pública estariam exercendo plenamente, publicamente e sem medo a sua liberdade de expressão para opinar sobre temas, assuntos e situações que oprimem a imensa maioria dos brasileiros, aí incluída a própria categoria a que pertencem.

Quem se dispuser a investigar e escrever sobre o problema, recomendo procurar e questionar os sindicatos dos trabalhadores e empregadores da área. Sem prejuízo de colher depoimentos de pessoas que se dizem prejudicadas, publicando-os sem identificação dos alvos de presumíveis retaliações. 

3. A quantas andam as rachadinhas na Assembleia?

Instaurado pela promotora de Justiça Adriana de França Campos desde 26 de fevereiro deste ano, o inquérito do Ministério Público da Paraíba (MPPB) que apura rachadinha na Assembleia Legislativa somente chegaria ao conhecimento do distinto público dez dias depois, graças ao portal Página1PB, de Campina Grande. Desde então...

São investigados por supostos crimes de peculato, falsidade ideológica, possível e consequente lavagem de dinheiro (o combo da rachadinha), os deputados Adriano Galdino (presidente da Assembleia), Caio Roberto, Doda de Tião e Edmilson Soares e a ex-deputada Eva Gouveia. As investigações seguem sob sigilo, agora sob nova direção, assumidas que foram no final de novembro último pela Comissão de Combate aos Crimes de Responsabilidade e à Improbidade Administrativa (Ccrimp) do MPPB.

O sigilo não impede, contudo, que o jornalismo demande a Ccrimp para saber se testemunhas e investigados já foram ouvidos, se foram quebrados sigilos bancário, fiscal e ou telemático dos denunciados, se o inquérito já esgotou prazo de conclusão, se foi prorrogado, quando deverá ser finalizado, se alguém recorreu à Justiça para suspender ou arquivar as investigações...

Um comentário:

  1. Mestre Rubens, pra cumprirem essas pautas bastam deixarem a assessoria de imprensa de lado e fazerem o bom e velho jornalismo, como você bem sugere.

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário. Ele será publicado depois de submetido à moderação, regra adotada para evitar ofensas e spams.