terça-feira, 8 de fevereiro de 2022

PESQUISA (III)

G1PB lidera acessos entre profissionais da comunicação

Descrição para cegos: gráfico em forma de pizza fatiada mostra a preferência dos profissionais de comunicação da Paraíba no acesso à internet. A maior fatia (66.3%) é pelos portais. Os sites têm 23,5% dos acessos e os blogs, 10,2%.

Quase dois terços dos jornalistas, radialistas, publicitários e outros que atuam em comunicação na Paraíba usam Internet mais pela manhã, quando a maioria absoluta (73,7%) desse público acessa portais como o G1PB, MaisPB e o Wscom, de João Pessoa, segundo pesquisa do Observatório Paraibano de Jornalismo (OPJor) divulgada nesta terça-feira (7).

Das 100 pessoas que responderam ao questionário disponível neste blog desde 22 de novembro de 2021 e enviado um mês depois a veículos de todo o Estado, 61 (61,6%) preferem visitar ou visitam a web pela manhã. O segundo horário mais acessado é o noturno (22,2%). A tarde ficou com 14,1% das preferências e a madrugada, com apenas 2%.

CONTEÚDOS

Notícia é o conteúdo mais procurado, de acordo 73,7% dos pesquisados. Em segundo lugar aparece a Política, com 13,1%. Educação vem em terceiro, com 4% e Esporte em quarto, com 2%, empatado com Ciência. Saúde e Entretenimento empatam em quinto lugar nesse ranking com 1%, cada. Os portais são os serviços mais procurados (66,3%), seguidos por sites (23,5%) e blogs (10,2%).

PORTAIS

O G1PB é o portal mais visitado (25%) pelo segmento alvo da pesquisa. MaisPB, com 11,5%, e Wscom, com 9,4%, completam o pódio. Os demais: ClickPB (4,2%); Paraíba.com, Parlamento PB e T5 com 3,1%, cada; Portal Correio, F5 e Uol com 2,1%, cada; Diário do Sertão, Politibola, Folha, G1, Portal UFPB, Portal do Senado, Portal da Câmara dos Deputados, Paraíba Já, Paraíba Master, Blog Hermes de Luna, Cariri Ligado, Informe PB, BBC Brasil, El País, Paraíba Notícias, Notícias PB, Google News, Flipboard e o Blog do OPJor com 1%, cada.

REDES SOCIAIS

O Instagram é a rede social preferida da maioria dos profissionais da comunicação na Paraíba, com 45,5% daquela opção anotada no questionário da Pesquisa OPJor. O WhatsApp ocupa o segundo lugar, com 33,3%, seguido pelo Facebook (11,1%). O Twitter tem a quarta posição, com 6,1%. Telegram e YouTube ficaram empatados em quinto lugar com 2%, cada.

PERFIL

A amostra da pesquisa ficou assim dividida por faixa etária: mais de 50 anos (24%), mais de 40 (20%), mais de 30 (18%), mais de 60 (15%), mais de 18 (12%) e mais de 70 (11%). Formação escolar: 64% têm curso superior, 19% fizeram mestrado, 6% possuem curso técnico, 3% assinalaram a opção Doutorado e os demais, com 1% cada, marcaram Especialização, 2 Graduações, Pós-Graduação, MBA, Nível Médio e Lato Sensu em Teatro. Renda: 35% recebem acima de R$ 5 mil por mês, 24% mais de três salários mínimos, 15% mais de um salário mínimo, 11% mais de R$ 10 mil, 7% mais de R$ 15 mil, 5% menos de um salário mínimo e 3%, mais de R$ 20 mil. 

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Colaborou Ana Moura, graduanda em Jornalismo, do Grupo de Pesquisa sobre Acessibilidade da Informação do PPJ/UFPB 

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