terça-feira, 31 de agosto de 2021
'ANTICORPOS NEUTRALIZANTES'
segunda-feira, 30 de agosto de 2021
A consciência do jornalismo seria a mesma coisa que fatura paga?
Descrição para cegos: ilustração
mostra uma TV apagada, sobre a qual há um cifrão preenchido por uma foto aérea
da floresta amazônica. |
Por Joana Belarmino (observadora credenciada)
domingo, 29 de agosto de 2021
Mídia digital em crise pede socorro
Por Carmélio Reynaldo (observador credenciado)
sexta-feira, 27 de agosto de 2021
RADIODIFUSÃO IRREGULAR
Cassação de concessões de rádio a políticos paraibanos emperra na Justiça
quarta-feira, 25 de agosto de 2021
COPIA-E-COLA
Crise reduz produção jornalística própria de portais
Nascido e criado para ser subsídio, não raro o release do poder público assume o lugar da notícia divulgada, mas não produzida, por veículo privado de comunicação da Paraíba.
Aconteceu ontem (24), por exemplo, com informação publicada originalmente pela Assembleia Legislativa sobre aprovação de projeto do governo estadual que anistia débitos no emplacamento de motos.
Informação de interesse imediato de 284 mil pessoas, a sessão que aprovou a anistia não foi objeto de cobertura ou produção jornalística própria de alguns dos principais portais de notícia da capital.
terça-feira, 24 de agosto de 2021
Roda de Conversa discutiu democratização da comunicação
Por Carmélio Reynaldo (observador credenciado)
segunda-feira, 23 de agosto de 2021
Um vexame e uma lição
Por Carmélio Reynaldo (observador credenciado)
domingo, 22 de agosto de 2021
JORNAL IMPRESSO
Sobriedade de A União merece registro
Descrição para cegos: imagem da capa do jornal A União do dia 12 de agosto, onde se destaca a seguinte manchete “Produção de etanol anidro utilizado em gasolina cresce 16%”. |
Por Rubens
Nóbrega (Observador credenciado)
Único jornal paraibano que se mantém impresso e diário, graças, principalmente, à condição de órgão oficial do Estado suportado por recursos públicos, sob nova direção é visível o investimento em objetividade e sobriedade no jornalismo de A União.
Objetividade é marca que se persegue e se infere do noticiário sobre fatos da vida real; sobriedade, de evidente direcionamento na cobertura da atividade governamental. Tal avaliação parte da análise do conteúdo das edições publicadas de 3 a 12 deste agosto.
sábado, 21 de agosto de 2021
Jornalismo e acessibilidade: um diálogo que não existe
Por Joana Belarmino e Ana Moura*
Os números não mentem. O jornalismo produzido na e para a web, no Brasil e na Paraíba, não promove estratégias de acessibilidade aos seus conteúdos. O tema não é normalmente discutido, nem pelos desenvolvedores dos ambientes de sites de notícias, tampouco pelos jornalistas nos seus ambientes de trabalho. Pesquisas demonstram que pessoas com deficiência visual e auditiva não são pensadas nem vistas como consumidoras de notícias no mundo midiático.
Do ponto de vista legal, o acesso pleno à informação para pessoas com deficiência é assegurado pela Lei Geral de Acessibilidade, sancionada em 2000, e pela Lei Brasileira de Inclusão, sancionada em 2015. No universo online, porém, tanto nos portais públicos de notícias quanto nos portais comerciais, a acessibilidade ainda é uma “ilustre desconhecida”.
sexta-feira, 20 de agosto de 2021
CONCESSÕES PÚBLICAS
Radiodifusão controlada por políticos e seu impacto na democracia
Descrição para cegos: foto de parte de uma mesa de som, mostrando diversos botões de controle em filas. Ao fundo, vê-se parte do revestimento acústico em espuma usado em estúdios. |
Sentença que anulou concessões de duas rádios na Paraíba, controladas por deputado federal, expõe o desequilíbrio que impede disputa política em bases minimamente igualitárias.
Por José Godoy Bezerra de Souza e Bráulio Santos Rabelo de Araújo
quinta-feira, 19 de agosto de 2021
FALTOU DIZER
Prefeitura assimila provincianismo da imprensa paraibana
Por Rubens Nóbrega (observador credenciado)
Na sua data de fundação, 5 de agosto, a capital paraibana ganhou um novo letreiro com o nome de João Pessoa no largo do Busto de Tamandaré, na praia de Tambaú, graças a uma parceria público-privada entre a Prefeitura Municipal e a construtora Marquise.
Publicamente, no entanto, a autoria do presente é creditada à TV Tambaú unicamente pela própria emissora da qual a construtora é concessionária. Já o governo do município não dá qualquer informação sobre a PPP na matéria que publicou sobre a entrega da obra.
quarta-feira, 18 de agosto de 2021
QUEM SOMOS
O Observatório Paraibano de Jornalismo (OPJor) é iniciativa do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (PPJ) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O objetivo central do OPJor é contribuir com a melhoria do jornalismo paraibano. Por informação confiável, verificada, acessível e de qualidade. Por desempenho ético dos jornalistas profissionais, das organizações jornalísticas públicas e privadas e da mídia independente.
O OPJor atua em quatro vertentes: crítica de mídia, combate à desinformação, monitoramento de acessibilidade e gestão da qualidade da informação jornalística. Formado por uma rede de observadores, com representação nas diversas localidades, da capital ao interior do Estado da Paraíba, o Observatório reúne jornalistas profissionais, professores, pesquisadores, estudantes de pós-graduação e graduação que se dedicam voluntariamente à análise crítica de material jornalístico divulgado na Internet (blogs, portais institucionais, comerciais, redes sociais digitais etc.), mídia impressa (jornais e revistas) e eletrônica (rádio e tevê).