sexta-feira, 8 de abril de 2022

OBSERVATÓRIO DEBATE

Jornalismo Político: muita informação

e pouca ou nenhuma opinião

Descrição para cegos: tela de abertura do programa no YouTube, apresentando as fotos de Rejane, Suetoni, Rubens e Zulmira sobre um desenho que reproduz peças de quebra cabeça coloridas. Acima, na esquerda, aparece a marca do Observatório e mais abaixo, em destaque, o título “O jornalismo político na cobertura da janela partidária”.


Rejane Negreiros e Suetoni Souto Maior concordam que o jornalismo político paraibano, no qual se destacam como colunistas, ressente-se da produção e divulgação de material mais opinativo que analise e questione, por exemplo, a prática e a cultura políticas dominantes no Estado.

Eles concordaram com a crítica ao meio em que atuam durante o programa Observatório Debate sobre Jornalismo Político e Cobertura da Janela Partidária, transmitido na noite de quarta-feira (6) pelo Observatório Paraibano de Jornalismo (OPJor) no YouTube. Mediado pela jornalista Zulmira Nóbrega, do programa também participou Rubens Nóbrega, membro do OPJor.

Rejane Negreiros revelou que enfrentou pressões para não divulgar e muito menos comentar determinados assuntos que contrariavam interesses de dirigentes de veículos de comunicação nos quais trabalhou. Para não se submeter a esse tipo de censura, criou seu próprio espaço de expressão, o site Política por Elas.

Suetoni Souto Maior, do Blog do Suetoni, reconheceu a dificuldade de um jornalismo independente se sustentar na Paraíba sem o suporte financeiro de anunciantes que em sua maioria condicionam a publicidade paga de seus produtos ao comprometimento jornalístico e editorial de quem os anuncia.

Antes da exposição de Rejane e Suetoni, Rubens Nóbrega fez um resumo analítico da cobertura da imprensa paraibana sobre a janela partidária, baseado em monitoramento de matérias sobre o assunto divulgadas na Internet e emissoras de tevê.

O monitoramento foi realizado por Luciana Costa e Clayton Ferreira, colaboradores do OPJor; ela, bolsista do Projeto de Extensão Observa UFPB; ele, também estudante da graduação em Jornalismo e estagiário do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (PPJ), da mesma Universidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos seu comentário. Ele será publicado depois de submetido à moderação, regra adotada para evitar ofensas e spams.