Imprensa da Paraíba está preparada para a desinformação do debate eleitoral?
Descrição para cegos: desenho mostra uma mão segurando uma lupa sobre uma simulação de um documento representado apenas por linhas. No trecho que a lupa foca, nota-se que falta um trecho na linha. |
Por Mabel Dias (observadora
credenciada)
No último dia 7, a TV Manaíra, afiliada à TV Bandeirantes em João Pessoa, realizou o primeiro debate com postulantes ao governo da Paraíba. Um deles, Major Fábio, policial militar filiado ao Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB), citou a “ideologia de gênero”, como algo que iria combater, caso fosse eleito. Não houve, por parte da produção do programa, contestação à fala do militar, o que foi observado por jornalistas em um grupo do WhatsApp. O PRTB é um dos partidos da base do Presidente da República, Jair Bolsonaro, que se utiliza da desinformação para tumultuar o debate público e confundir os eleitores, com pautas conservadoras e antidemocráticas.
Com a chegada e
consolidação das plataformas digitais, o jornalismo perdeu força e
credibilidade. Quando um conteúdo como esse é divulgado por um pré-candidato ao
Governo do Estado e não há nenhuma resposta pela emissora que promove esse
debate ou dos jornalistas que estão na produção do programa, informando que se
trata de uma informação falsa, os telespectadores assimilam que tal conteúdo é
verdadeiro, acreditam nele e o divulgam. E o jornalismo perde mais uma vez.
“Ideologia de
gênero” foi um conceito criado por religiosos católicos para perseguir
feministas e o público LGBTQIA+, quando esses grupos começaram a propor
políticas públicas, como o direito ao aborto e o casamento entre pessoas do
mesmo sexo, durante a realização da IV Conferência Mundial sobre a Mulher,
realizada pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1995, na cidade de
Pequim, na China. Não há sustentação científica para esse conceito e a própria
definição dada pelos religiosos é evasiva, sem profundidade. Para saber mais, é
só acessar o relatório Ofensivas Anti-Gênero no Brasil neste link.
A Rede Paraíba
de Comunicação, conglomerado midiático que controla diversos meios de
comunicação na Paraíba, firmou parceria com a agência de checagem Bode Fatos e
checou o discurso dos pré-candidatos/a ao governo da Paraíba no evento
denominado Sabateena, com estudantes de escolas da rede privada de João Pessoa.
As áreas checadas foram saúde, segurança, esporte e educação. Iniciativa
importante e que precisa ser replicada por outros meios de comunicação
paraibanos. Veja o resultado aqui.
Se defendem o jornalismo com ética e responsabilidade social e almejam bem informar a população, é essencial que os meios de comunicação corporativos na Paraíba montem uma central de checagem do discurso dos candidatos/a para as eleições deste ano, coibindo, assim, conteúdos desinformativos e mentirosos. Vivemos tempos tenebrosos em que a verdade está perdendo força e a emoção e crenças pessoais têm mais peso na decisão da eleitora e do eleitor, e essas decisões, com base em emoções e não em fatos, vem promovendo a ascensão de políticos autoritários e destruindo a democracia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Agradecemos seu comentário. Ele será publicado depois de submetido à moderação, regra adotada para evitar ofensas e spams.