terça-feira, 16 de agosto de 2022

Imprensa da Paraíba está preparada para a desinformação do debate eleitoral?

Descrição para cegos: desenho mostra uma mão segurando uma lupa sobre uma simulação de um documento representado apenas por linhas. No trecho que a lupa foca, nota-se que falta um trecho na linha.

Por Mabel Dias (observadora credenciada)

No último dia 7, a TV Manaíra, afiliada à TV Bandeirantes em João Pessoa, realizou o primeiro debate com postulantes ao governo da Paraíba. Um deles, Major Fábio, policial militar filiado ao Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB), citou a “ideologia de gênero”, como algo que iria combater, caso fosse eleito. Não houve, por parte da produção do programa, contestação à fala do militar, o que foi observado por jornalistas em um grupo do WhatsApp. O PRTB é um dos partidos da base do Presidente da República, Jair Bolsonaro, que se utiliza da desinformação para tumultuar o debate público e confundir os eleitores, com pautas conservadoras e antidemocráticas.

Com a chegada e consolidação das plataformas digitais, o jornalismo perdeu força e credibilidade. Quando um conteúdo como esse é divulgado por um pré-candidato ao Governo do Estado e não há nenhuma resposta pela emissora que promove esse debate ou dos jornalistas que estão na produção do programa, informando que se trata de uma informação falsa, os telespectadores assimilam que tal conteúdo é verdadeiro, acreditam nele e o divulgam. E o jornalismo perde mais uma vez.

“Ideologia de gênero” foi um conceito criado por religiosos católicos para perseguir feministas e o público LGBTQIA+, quando esses grupos começaram a propor políticas públicas, como o direito ao aborto e o casamento entre pessoas do mesmo sexo, durante a realização da IV Conferência Mundial sobre a Mulher, realizada pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1995, na cidade de Pequim, na China. Não há sustentação científica para esse conceito e a própria definição dada pelos religiosos é evasiva, sem profundidade. Para saber mais, é só acessar o relatório Ofensivas Anti-Gênero no Brasil neste link.

A Rede Paraíba de Comunicação, conglomerado midiático que controla diversos meios de comunicação na Paraíba, firmou parceria com a agência de checagem Bode Fatos e checou o discurso dos pré-candidatos/a ao governo da Paraíba no evento denominado Sabateena, com estudantes de escolas da rede privada de João Pessoa. As áreas checadas foram saúde, segurança, esporte e educação. Iniciativa importante e que precisa ser replicada por outros meios de comunicação paraibanos. Veja o resultado aqui.

Se defendem o jornalismo com ética e responsabilidade social e almejam bem informar a população, é essencial que os meios de comunicação corporativos na Paraíba montem uma central de checagem do discurso dos candidatos/a para as eleições deste ano, coibindo, assim, conteúdos desinformativos e mentirosos. Vivemos tempos tenebrosos em que a verdade está perdendo força e a emoção e crenças pessoais têm mais peso na decisão da eleitora e do eleitor, e essas decisões, com base em emoções e não em fatos, vem promovendo a ascensão de políticos autoritários e destruindo a democracia.

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